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o tempo da tinta

the time of the paint​

[...] Em 1989 [...] apresentei um grande conjunto de desenhos sobre tipos diversos de papel e em escalas variadas. Esses desenhos eram constituídos de linhas horizontais feitas geralmente em série, pinceladas com nanquim ou com alguma outra tinta igualmente fluida. Eu dizia que as linhas tinham o tempo da tinta, que ia rareando até terminar o traço. Era como se o que determinava o tamanho do traço fosse a duração da tinta no pincel. [...] Todos eram feitos com o papel estendido no chão. Eu precisava, de alguma forma, estar imersa neles. [...]

[...] In 1989 [...] I presented a large group of drawings on various types of paper and in different sizes. Those drawings were composed of horizontal, usually serial lines, the brushstrokes of which were rendered in China ink or some other type of equally fluid paint. I used to say of those lines that they captured the time of the paint, thinning out at the end of each stroke. It was as if the paint's duration on the brush determined the size of the line. [...] All of them were made with the paper spread on the floor. Somehow, I needed to be immersed in them. [...]

Sem título, 1988

nanquim s/ papel japonês

50 x 65 cm

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